segunda-feira, 7 de maio de 2012

Você vai chegar aos 40 e perceber que não realizou nem um terço do que tanto sonhava com 16. Vai se arrepender todos os dias ao acordar e perceber que não possui mais aquela liberdade que tinha e não usou, vai se arrepender por ter deixado de ir na tal “festa-do-ano” que você tanto havia esperado, mas não foi pois tinha de estudar para a prova de álgebra que você tinha tanta dificuldade. Você irá se arrepender por só ter beijado umas 4 ou 5 garotas em toda sua vida e por nunca ter dito que era perdidamente apaixonado por Clarice da 8º série, quem sabe ela sentia o mesmo? Talvez vocês estariam juntos até hoje. 
E você irá se arrepender por não ter dado uma chance a aquela garota que fazia engenharia enquanto você fazia direito, ela era tão a fim de você. Vai se arrepender todas as vezes que seu telefone tocar e não for o teu melhor amigo da 6º série que você tanto adorava, te chamando para ir andar de bicicleta, você se recorda que todos os sábados ás 3 da tarde vocês faziam tal programa e se lamenta por terem se distanciado, sua mãe dizia para se afastarem por jugá-lo como má companhia. 
Você vai se arrepender ao ver o relógio de parede e perceber que o tempo passou rápido demais. Você vai acabar vasculhando aqueles álbuns fotográficos e perceber que na maioria das fotos da família, você estava pra baixo, extremamente pra baixo. Você vai se arrepender por não ter assistido aquele filme que tanto desejava aos 14 só porque a faixa etária permitida era de 16. Você irá se arrepender por não ter tomado aquele banho de chuva pois sua mãe dizia que iria pegar um baita de um resfriado. Mas você não iria se importar de tê-lo. Você vai se arrepender por não ter vivido cada instante, cada erro, cada consequência, cada sorriso, cada abraço, cada olhar. Você se arrependerá por não ter sido tão tolo na época de ser, vai se arrepender por ter levado tudo tão a sério, por nunca ter progredido o suficiente e por sempre deixar de viver o presente porque se preocupava excessivamente com o futuro. E veja só o futuro que você ganhou! 
E você irá se arrepender por ter tão poucas histórias pra contar aos seus sobrinhos e por ter corrido poucos riscos. Você irá se arrepender por não ter ido a aquele passeio escolar só porque iria passar o dia inteiro estudando, e se arrependerá mais ainda por nunca ter tido a sensação de sair de sala. Você vai lamentar por sempre ter acordado ás 6 da manhã e nunca ter conseguido ter uma noite de sono tranquilo. Vai se arrepender por nunca ter ido aos lugares que tanto desejava e por ter tomado mais lentilha do que sorvete. Vai se arrepender por sempre ter mais problemas imaginários do que reais, e por sempre inventar um “defeito” onde não tinha. 
E se você pudesse voltar a viver sua vida de novo, claro que trataria de ter só momentos bons, porque, se não sabem, é isso que irá restar: os momentos. Sejam bons ou ruins. E você não pode desfrutar de nenhum dos dois. E quem diria, você era um daqueles que nunca viaja sem um termômetro, remédios para dor de cabeça, analgésico e até dois ou três sapatos reservas, e sem se esquecer do guarda-chuva. E se você pudesse voltar a viver, andaria mais descalço pela casa e passaria mais tempo em frente ao computador conversando com gente que possui o mesmo gosto musical que você. Você adoraria! Seria maravilhoso compartilhar todas as bandas que você tanto adorava com outras pessoas. 
Mas você começou a perceber que desperdiçou tudo isso e em troca só levou um peso por não ter feito nada do que tanto desejava. Triste, não é? Pois é, meu caro, o que se pode fazer? Lamentar? E isso você já fez a vida inteira. E você poderia ter feito diferente, não era mesmo?
Mas já viram, você tem 40 anos e não aproveitou nem 4 deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário